Você acredita na necessidade de tornar o diálogo sempre presente na sala de aula? Você sabe qual a consequência de não ter o diálogo como aliado? Você já sentiu dificuldade em dialogar com seus alunos e assim conseguir manter a disciplina?
“Nossa, eu ainda não tinha refletido sobre isso! ”.
Mas acredito que agora você parou e…
Estar refletindo, não é mesmo?
É claro que manter a disciplina na sala de aula é muito difícil, pois não depende só de um lado. Dificilmente professores e alunos conseguem obter o equilíbrio entre negociar e ceder.
Para que tudo se resolva da melhor forma possível, é importante manter a autoridade, além disso proporcionar aos alunos a participação na resolução dos conflitos.
E para tanto, o diálogo é um verdadeiro e forte aliado que precisa ser cultivado.
Partindo deste princípio, vamos entender um pouco mais sobre a importância de tornar o diálogo sempre presente na sala de aula…
A PRESENÇA DO DIÁLOGO
Diálogo é uma conversação estabelecida entre duas ou mais pessoas, que pretendem transmitir ou partilhar ideias, pensamentos, sentimentos, valores, entre muitos outros aspectos essenciais ao desenvolvimento psicológico, emocional e cognitivo do ser humano.
Baseado nesse conceito, percebemos que o diálogo deve estar sempre presente, onde tem grupos reunidos com algum objetivo comum.
O diálogo nos possibilita a experiência de aproximação com o outro.
No ambiente escolar, a presença do diálogo é crucial para que haja uma relação pelo menos razoável e consiga se construir com os estudantes o bem comunitário.
“Dialogar é o caminho da permanente construção da vida social, familiar e individual”. Dom Walmor Azevedo
Quando se entra em situação de diálogo, cria-se uma comunhão, criam-se novos encontros humanos, onde aparece a naturalidade das perguntas e respostas de um com o outro ou com o grupo.
CONSEQUÊNCIA DA AUSÊNCIA DO DIÁLOGO
Nas relações de pessoas, caso o diálogo não aconteça, o grupo não terá condições de prosseguir como tal.
A ausência da comunicação de qualquer esfera da relação humana, dar início aos desentendimentos, as agressões, ao ódio, aos conflitos, etc..
O professor jamais pode abrir mão do diálogo, ou estará permitindo a indisciplina permanente e ao fracasso profissional.
Estará influenciando também, mesmo sem intenção, seus alunos à serem pessoas egoístas, preconceituosas, enfim, pessoas que não respeitam a opinião do outro, não tem capacidade de ouvir e muito menos concordar com ideia alguma.
A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO NA SALA DE AULA:
1. Com os alunos, no processo ensino aprendizagem
“O diálogo: como atitude própria humana, expressão da capacidade de perguntar e responder ao outro, como igual, é componente fundamental da educação”.
Neste processo de ensinar e aprender que é o processo educativo, é imprescindível a presença constante do diálogo.
Sim, pois o diálogo é considerado pedagógico, já que possibilita as relações entre os sujeitos da educação,
Além disso, a nossa sociedade assim como os nossos alunos, alimenta-se do diálogo e é através deste que assistimos ao progresso da educação.
No entanto, quando a comunicação é desagradável, inadequado ou simplesmente ausente, passamos a assistir ao oposto e verifica-se deste modo um marcante regresso na educação.
Infelizmente, ainda existe professores que não permitem o aluno expressar opinião, não aceita e não respeita as opiniões de seus alunos, tornando o diálogo impossível.
Agindo dessa maneira o professor estará prejudicando o processo de aprendizagem, a formação do educando e o bom relacionamento em sala de aula.
Logo, surgem os conflitos e as revoltas por parte dos alunos que, obviamente, tiveram motivo suficiente para agir de tal forma.
Portanto, é essencial que o professor seja um mediador do diálogo em sala de aula.
Porque o ensino aprendizagem somente será concretizado a partir do momento em que o diálogo, a troca de experiências e a socialização dos alunos junto ao professor se tornarem presentes.
2. Com os alunos, na resolução de conflitos
O conflito escolar é praticamente inevitável. A convivência entre pares acontece o tempo todo. E então?
A própria forma de organização em grupo com interesses e possibilidade de relacionamentos muito próximos, contribui para que os conflitos surjam.
Para que os conflitos não se agravem é essencial que o professor esteja preparado para mediar e estimular o diálogo.
A ideia é ensinar a argumentar e a respeitar o outro, ouvir os colegas, elaborar e reelaborar suas opiniões e argumentos, e assim manter a educação sempre presente no convívio diário.
O desentendimento entre os alunos desprovidos de orientação e mediação do professor dará lugar às provocações, aos xingamentos e até mesmo às agressões físicas e psicológicas.
Enfim…
Para que o diálogo possa prevalecer sempre em sala de aula, uma boa estratégia é reservar um dia na semana para debates de temas importantes.
Tratar sobre os temas do Acordo de Classe estabelecido no início do ano é indispensável. (Esses debates podem ser feito depois da leitura de uma história reflexiva sobre o tema, um filme, etc.)
3. Com os alunos, no relacionamento como pessoa
Quando se trata do relacionamento entre seres humanos, o ideal é sempre o diálogo, sobretudo quando se refere ao relacionamento de professor com o seu aluno.
Na sala de aula, mesmo que aconteçam algumas situações desagradáveis entre professor e aluno, o educador deverá ser profissional.
Portanto, jamais cortar o relacionamento com o aluno, pelo contrário, ele precisa usar o diálogo como o alicerce para a construção da amizade, da compreensão e da disciplina na sala de aula.
Além disso, o professor precisa conquistar a confiança do aluno, demonstrando amizade e respeito.
É essencial conversar diariamente e evitar o acumulo de situações desagradáveis, auxiliando a dissolver energias e sentimentos negativos.
CONCLUSÃO
Enfim, o desenvolvimento e a transformação do mundo somente serão possíveis quando os educadores tiverem consciência de seu papel na construção do caráter dos futuros cidadãos.
É imprescindível, tornar o diálogo um hábito e repassar isso para os alunos, de modo que desperte em cada um a necessidade de dialogar.
Quando isso chegar a acontecer, o professor perceberá que a indisciplina na sala de aula, estava sempre presente pela ausência do diálogo, “acredito que os dois não andam juntos”.
Mas com a presença constante e correta do diálogo no processo do ensino aprendizagem, na resolução dos conflitos e na relação professor/aluno com certeza a disciplina e a paz irão prevalecer.
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