Ensinar os alunos de forma bem mais dinâmica é muito mais proveitoso, visto que, os alunos de hoje estão acostumados com coisas mais atraentes e mais divertidas.
Que tal usar a dinâmica para ensinar a seus alunos o uso da vírgula?
Se você gostou da ideia, aproveite para escolher uma, ou até mesmo as duas dinâmicas deste post.
Você pode fazer na sala de aula com os alunos a partir dos 7 anos, dependendo do nível de escolaridade ou da necessidade.
Então vamos conhecê-las:
01 – ENCAIXE A VÍRGULA NO TEXTO
FAIXA ETÁRIA: Alunos do 4ª ao 9º ano
MATERIAIS: Mini texto, cartaz.
PROCEDIMENTO:
- Divida a turma em dois ou mais grupos e entrega um mini texto igual para cada componente do grupo;
- O professor faz a leitura do texto em voz alta e interpreta o texto junto com os alunos para que todos possam entender o sentido do texto e assim perceber onde tem pausa;
- O professor expõe as regras da vírgula em um cartaz ou na lousa;
- O professor estipulará um tempo para que os alunos coloquem as vírgulas necessária no texto;
- Vencido o tempo, o professor recolhe os textos e sorteia o primeiro grupo para se apresentar;
- A apresentação é feita pelo grupo, onde eles irão ler o texto, respeitando a pontuação e mostrando para o restante da turma onde ele usou a vírgula e qual regra utilizou em cada virgula;
- Depois dos demais grupos se apresentarem, o professor avalia e verifica qual grupo conseguiu acertar mais;
- O professor poderá recompensar o grupo conforme ele achar adequado, com pontuação, chocolates, etc.
SUGESTÃO EXTRA:
Discuta com os alunos sobre: A diferença que faz uma vírgula!
Peça para eles escreverem a frase: “Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro à sua procura”.
Peça para eles que coloquem a vírgula onde achar necessário… Veja os sentidos que darão e depois discuta com os alunos:
– as mulheres geralmente colocam a vírgula após o substantivo “mulher”;
– os homens colocam sempre a vírgula após a forma verbal “tem”.
O que uma simples vírgula pode fazer!!!
02 – VÍRGULA NO LUGAR CERTO
FAIXA ETÁRIA: Alunos do 2ª ao 6º ano
MATERIAIS:
-
- Folhas com palavras variadas na quantidade de alunos.
-
- 2 folhas com uma vírgula
Exemplo:
PROCEDIMENTO:
- As folhas serão entregues uma para cada aluno, deixando dois alunos sem receber;
- As duas folhas que tem a vírgula serão entregues para os dois alunos que sobraram;
- Será elegido um aluno para formar a frase, ele vai na frente, chama os alunos que estão com as palavras da frase que ele quer formar, chama também o aluno que tem a vírgula e coloca as palavras e a vírgula na ordem correta da frase. A frase deve conter uma ou duas vírgulas.
- O professor pede para os demais alunos dizer se ele acertou, e se errou, onde está o erro;
- O professor aproveita para explicar cada uso da vírgula e quando usá-la;
- Se o aluno acertou recebe aplausos dos colegas ou uma recompensa da professora;
- Depois será chamado o próximo aluno e assim sucessivamente, até todos participarem.
Obs: Coloque palavras bastante variada para que eles tenham opções de formar as frases.
DICA EXTRA:
Caso o professor queira usar o cartaz com as regras da vírgula, conforme a dinâmica anterior, é uma ótima opção. Lembrando que para crianças menores é necessário que seja colocada as regras de forma clara e apenas as principais.
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