2 DINÂMICA PARA APLICAR EM SALA DE AULA

A dinâmica em sala de aula é capaz de levar o aluno a aprender com mais facilidade os conteúdos trabalhados e a ter mais motivação durante a aula.

Se você não estar usando essa ferramenta, comece a usá-la a partir de hoje e você vai entender e perceber grandes efeitos que ela vai trazer para você e seus alunos.

Foi pensando nisso que vim compartilhar com vocês essas duas Dinâmicas bem legais que vão te ajudar a ter resultados expressivos no aprendizado dos seus alunos.

Além dessas Dinâmicas, elaborei também um Ebook com 25 Dinâmicas para Trabalhar os Conteúdos de Ensino. São dinâmicas inéditas e específicas para você aplicar de forma planejada para alcançar os objetivos do conteúdo trabalhado.

Vamos então conhecer essas 2 Dinâmicas:

 DINÂMICA – QUALQUER CONTEÚDO        

2 DINÂMICA PARA APLICAR EM SALA DE AULA

 Participantes: não há limites

Tempo Estimado: 30 minutos

Tema: QUALQUER CONTEÚDO – MATÉRIA DECORATIVA

Objetivo: Entender e Aprender o conteúdo de ensino de forma mais participativa

Material: Cartões de cartolina na quantidade de alunos

 PASSO A PASSO:

  1. Selecione o conteúdo a ser trabalhado, seja no livro didático, seja em uma folha, revista, etc.
  2. O professor enumera os cartões de um lado, e do outro escreve uma missão (algo que os alunos irão ter que fazer), depois entrega um cartão para cada aluno.
  3. A missão de cada aluno deve ser colocada dependendo do conteúdo trabalhado.

Exemplos:

  1. O professor pode fazer um sorteio para que os alunos cumpram a sua missão, mas caso o professor tenha feito a missão de cada um em forma de sequência, conforme a numeração, pode chamar na sequência crescente para cumprirem a sua missão.
  2. Passada essa etapa, o professor vai avaliar cada missão cumprida e pontuar os alunos, parabenizá-los para que eles se sintam valorizados.

DINÂMICA – LENDO POEMAS

Participantes: não há limites

Tempo Estimado: 20 minutos

Tema: LEITURA DE POEMAS

Objetivo: Melhorar a leitura de forma divertida e passar a ter gosto por ela.

Material: Cartões de cartolina na quantidade dos alunos

 PASSO A PASSO:

  1. O professor seleciona alguns poemas de 3 ou 4 estrofes e escreve cada estrofe em um cartão;
  2. Entrega um cartão para cada aluno, que vai ler várias vezes a estrofe do poema;
  3. Agora o professor vai pedir para os alunos se levantarem dos seus lugares e procurarem quais dos colegas estavam com as outras estrofes do poema;
  4. Quando eles forem encontrando, deverão ficar juntos, formando o seu grupo, na sequência que eles acharem que deverá estar o poema (1ª, 2ª 3ª e 4ª estrofe se houver).
  5. Cada grupo será um poema formado;
  6. Agora eles irão ler o poema em voz alta, cada um lendo a sua estrofe, um após o outro;
  7. O professor pode encerrar nessa etapa, mas pode também prosseguir, pedindo que eles misturem todos os cartões e depois o professor entrega um para cada um novamente;
  8. Agora um dos alunos começa ler o seu poema e os demais alunos deverão ficar atento para saber quem tem a outra estrofe do poema;
  9. O aluno que tiver vai ler, depois o outro, até formar o poema;
  10. Depois passa para o próximo poema e assim por diante.

CONHEÇA O EBOOK – 25 DINÂMICA ESTRATÉGICA PARA APLICAR EM SALA DE AULA

 

Curta, Comente e Compartilhe esse post com outros professores, para que assim possamos ajudar uns aos outros nessa missão, comente também o que achou deste post.