A dinâmica em sala de aula é capaz de levar o aluno a aprender com mais facilidade os conteúdos trabalhados e a ter mais motivação durante a aula.
Se você não estar usando essa ferramenta, comece a usá-la a partir de hoje e você vai entender e perceber grandes efeitos que ela vai trazer para você e seus alunos.
Foi pensando nisso que vim compartilhar com vocês essas duas Dinâmicas bem legais que vão te ajudar a ter resultados expressivos no aprendizado dos seus alunos.
Além dessas Dinâmicas, elaborei também um Ebook com 25 Dinâmicas para Trabalhar os Conteúdos de Ensino. São dinâmicas inéditas e específicas para você aplicar de forma planejada para alcançar os objetivos do conteúdo trabalhado.
Vamos então conhecer essas 2 Dinâmicas:
DINÂMICA – QUALQUER CONTEÚDO
Participantes: não há limites
Tempo Estimado: 30 minutos
Tema: QUALQUER CONTEÚDO – MATÉRIA DECORATIVA
Objetivo: Entender e Aprender o conteúdo de ensino de forma mais participativa
Material: Cartões de cartolina na quantidade de alunos
PASSO A PASSO:
- Selecione o conteúdo a ser trabalhado, seja no livro didático, seja em uma folha, revista, etc.
- O professor enumera os cartões de um lado, e do outro escreve uma missão (algo que os alunos irão ter que fazer), depois entrega um cartão para cada aluno.
- A missão de cada aluno deve ser colocada dependendo do conteúdo trabalhado.
Exemplos:
- Escolher uma palavra no texto que ele não saiba o significado, procurar no dicionário, escrever no caderno e explicar para turma;
- Escolher uma frase no texto que chamou a atenção e falar um pouco sobre ela;
- Procurar uma palavra específica escolhida pelo professor e dizer ao que ela estar se referindo, conforme o contexto;
- Fazer uma pergunta para algum aluno sobre o conteúdo;
- Pensar em algo que está acontecendo ou que aconteceu atualmente, que tem relação com o conteúdo;
- Enfim, use sua criatividade conforme o assunto estudado, lembrando que, de preferência, a quantidade de alunos será a mesma de pergunta, podendo repetir apenas uma vez cada missão.
- O professor pode fazer um sorteio para que os alunos cumpram a sua missão, mas caso o professor tenha feito a missão de cada um em forma de sequência, conforme a numeração, pode chamar na sequência crescente para cumprirem a sua missão.
- Passada essa etapa, o professor vai avaliar cada missão cumprida e pontuar os alunos, parabenizá-los para que eles se sintam valorizados.
DINÂMICA – LENDO POEMAS
Participantes: não há limites
Tempo Estimado: 20 minutos
Tema: LEITURA DE POEMAS
Objetivo: Melhorar a leitura de forma divertida e passar a ter gosto por ela.
Material: Cartões de cartolina na quantidade dos alunos
PASSO A PASSO:
- O professor seleciona alguns poemas de 3 ou 4 estrofes e escreve cada estrofe em um cartão;
- Entrega um cartão para cada aluno, que vai ler várias vezes a estrofe do poema;
- Agora o professor vai pedir para os alunos se levantarem dos seus lugares e procurarem quais dos colegas estavam com as outras estrofes do poema;
- Quando eles forem encontrando, deverão ficar juntos, formando o seu grupo, na sequência que eles acharem que deverá estar o poema (1ª, 2ª 3ª e 4ª estrofe se houver).
- Cada grupo será um poema formado;
- Agora eles irão ler o poema em voz alta, cada um lendo a sua estrofe, um após o outro;
- O professor pode encerrar nessa etapa, mas pode também prosseguir, pedindo que eles misturem todos os cartões e depois o professor entrega um para cada um novamente;
- Agora um dos alunos começa ler o seu poema e os demais alunos deverão ficar atento para saber quem tem a outra estrofe do poema;
- O aluno que tiver vai ler, depois o outro, até formar o poema;
- Depois passa para o próximo poema e assim por diante.
CONHEÇA O EBOOK – 25 DINÂMICA ESTRATÉGICA PARA APLICAR EM SALA DE AULA
Curta, Comente e Compartilhe esse post com outros professores, para que assim possamos ajudar uns aos outros nessa missão, comente também o que achou deste post.