“Uma aula criativa vai motivar o aluno, e um aluno motivado vai desejar e buscar aprender”.
Um dos principais desafios dos educadores atualmente é proporcionar aos alunos prazer e motivação para estudar, o que não é fácil.
Não somente os professores iniciantes, mas até os mais experientes sentem essa dificuldade.
Infelizmente, em muitos casos, o professor não tem as ferramentas adequadas e muito menos estrutura física para desenvolver com seus alunos o que seria necessário para uma aula de qualidade.
No entanto, o professor não pode desistir, mas lutar para que essa realidade não seja prolongada por mais tempo, e sobretudo que não o impeça de realizar um bom trabalho.
O que fazer então para apesar de todas as dificuldades darmos uma boa aula?
Como posso proporcionar para meu aluno momentos prazerosos na sala de aula, e assim manter a disciplina?
É difícil? Sim. Mas não é impossível.
Você pode usar as ferramentas que você tem.
Portanto, continue lendo para você saber como fazer da sua aula momentos prazerosos.
1. Seja amigo dos seus alunos
O bom relacionamento entre professor e aluno é de fundamental relevância para que eles tenham prazer em aprender a cada dia.
O respeito incondicional do professor com o aluno é indispensável para que a reciprocidade aconteça, e apareça a confiança, e como consequência desse elo a motivação do aluno para a aprendizagem.
Mas quando o professor não tem a preocupação em construir nem um tipo de elo afetivo com o aluno e não o atribui devido valor, mesmo diante da indisciplina. O que acontece?
A consequência óbvia desse tipo de comportamento vai ser alunos menos atenciosos, mais indisciplinados, desrespeito total, enfim, o cotidiano da sua turma pode ser, infelizmente, de desordem.
O educador eficiente é aquele que escuta o seu aluno, conhece a sua dificuldade e procura ajuda-lo, comunica-se com ele, é divertido, amigo, legal, mas nem por isso perde a autoridade.
2. Seja criativo
Para a professora Luciane Baia Hees, doutoranda em Psicologia em Educação pela PUC-SP, uma aula criativa deve em primeiro lugar motivar o aluno a desejar e a buscar o aprendizado: “Um professor criativo é aquele que faz uso de diferentes estratégias para que o aluno fique motivado a aprender”, complementa.
Sim, baseado no pensamento da professora Luciane, a base de uma aula criativa é o professor.
Então, O aluno deve ser visto por ele como ponto central, e não o conteúdo, evitando que eles se tornem alunos passivos que ouvem e reproduzem.
Logo, é ideal que o professor abra mão da rotina, utilizem materiais que despertem a atenção do aluno; motivação para o aprendizado através de uma aula significativa; tornar o aprendizado um momento feliz e divertido.
E usem também dinâmicas, músicas, jogos educativos, filmes, jornais, revistas e atividades lúdicas em suas aulas.
Enfim, você não pode esquecer que a criatividade é uma característica ideal e imprescindível para todo educador que prese por uma aula de qualidade.
Caso você não tenha conseguido usar sua criatividade, que tenho certeza que tem, talvez é porque ainda não tentou.
A ideia é que você se dedique e lute por essa brilhante qualidade, tenho certeza que você é capaz. Você terá bons resultados assim como eu se lutar por isso, e a minha dica é que você conheça o curso que me ajudou muito com criatividades, dinâmicas, etc. Como dar uma Boa Aula.
3. Desafie seus alunos com atividades dinâmicas
Atualmente são disponibilizados, quase que gratuitamente, para essa geração muitas possibilidades de atração, como: jogos, uso da internet e das redes sociais, que é uma febre entre crianças, adolescentes e jovens, que os despertam muito mais do que as aulas ditas por eles “chatas”.
Pensando nisso, o professor precisa planejar atividades dinâmicas e desafiadoras que traga interação e motivação aos alunos, aproveitando oportunidades que surgem durante o processo.
A ideia é utilizar ou criar jogos e dinâmicas desafiadoras, desde que estejam interligados ao conteúdo trabalhado e que possam ser feitas em grupos, pois assim os alunos trabalharão em equipe e não poderão estar distraídos.
4. Procure dar aulas práticas
A teoria constante na sala de aula tem contribuído, demasiadamente, com a indisciplina, visto que os alunos, principalmente crianças e adolescentes não são atraídos pelo o conteúdo em si.
Cabe ao professor trabalhar o conteúdo de forma atrativa e prática, para que desperte o interesse dos alunos em aprender.
Se você parar para pensar, nós mesmos, enquanto adultos, nos incomodamos em ficar sentado em uma cadeira o tempo todo ouvindo alguém falar, é realmente muito entediante.
Será se agora não dar para entender melhor os nossos alunos?
Coloque-se no lugar dele, e se você pensava diferente, vai mudar de ideia.
Portanto, uma das formas para resolver o problema da mesmice em sala de aula é não abusar dos conhecimentos teóricos, mas leva-lo a prática.
Como o professor pode fazer isso?
Sair da sala de aula, fazer uma pesquisa no seu bairro, visitar a biblioteca da escola, utilizar todo o ambiente escolar, conforme a sua realidade, ou seja, use o conteúdo como base para transformá-lo em pratica.
“A teoria deve ser apenas a base para a concepção e desenvolvimento de soluções práticas para problemas concretos, realistas”.
5. Surpreenda seus alunos
É bem interessante quando o professor surpreende os seus alunos com algo que chame sua atenção, que desperte para o conteúdo que está sendo trabalhado, assim eles se sentem mais valorizados e interessados.
Os alunos, diferente do que alguns pensam, eles têm necessidade de aprender e gostam de serem surpreendidos.
Quando o professor usa o conteúdo a ser trabalhado de forma diferenciada, surpreendente, e com o objetivo de avaliar e recompensar os alunos, é realmente sensacional, pois muda totalmente a maneira de o aluno olhar para o conteúdo.
5.1 Dicas para fazer de cada aula uma surpresa para seu aluno:
- Caixa surpresa: dentro da caixa deve ser colocado vários papéis com palavras, frases ou até mesmo títulos ou parágrafos do conteúdo trabalhado.
Cada aluno pega um papel, ler o que está escrito e faz uma breve explicação ou comentário, depois de cumprir será recompensado.
- Perguntas surpresa usando balão: é colocado em cada balão uma pergunta sobre o tema trabalhado. O primeiro passo é dividir a sala em dois grupos, nomeando-os (como, por exemplo, Grupo A e Grupo B).
Em seguida acionar o aparelho sonoro (de modo que não atrapalhe as demais turmas) para que a música conduza o ritmo da atividade, ou se preferir determinar tempo (10 a 20 segundos).
Cuidado! É importante deixar claro para os alunos que é uma atividade com fins pedagógicos.
Feito isto, começar a dinâmica, orientando para que o balão percorra toda a sala, e no momento em que achar conveniente, o professor desliga o som e sugere que a pessoa “portadora” do balão o estoure, respondendo assim à pergunta em questão.
Obviamente que será vencedor aquele grupo que obtiver maior pontuação.
São apenas dois exemplos, mas que você pode criar muitas outras ideias e pôr em prática, acredito que será ótimo para você e seus alunos. Até porque trará ao aluno o sentimento diário de que a qualquer momento pode ser recompensado de alguma forma.
E você professor, pode decidir como será a recompensa.
CONCLUSÃO
Não coloque seu profissionalismo em jogo.
Momentos prazerosos é um dever que você possui com seus alunos.
Torne suas aulas tão envolvente que ela possa “congelar” o tempo, garantir aprendizagem significativas e alunos felizes e gratificantes.
Quando a aula se tornar “chata” “monótona” lembre-se:
“Uma aula criativa vai motivar o aluno, e um aluno motivado vai desejar e buscar aprender”.
Chega de desculpas.
Você é capaz, então use as ferramentas que você tem para dar uma aula excepcional, trazer aos seus alunos momentos prazerosos e manter a disciplina.
Conquiste seus alunos, abuse da sua criatividade e você vai longe.
E se errar alguma vez, não se desespere.
Aprenda com seus erros, só não continue errando.
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